05 de Novembro de 2010

Eugostode... observar as cores do Outono.

 

 

Sempre gostei do Outono, aquela mistura de calor com frio, de cheiros e de luz é fantástica.

 

Acho que sempre associei o Outono à escola primária e lembro com saudade o primeiro desenho que fiz na 1ª classe. Uma folha do plátano do recreio  ao lado da qual escrevi a palavra "Outono" com uma caligrafia bem insegura, mas confiante e desejosa de aprender mais.

 

O Outono tem também os frutos secos. O cheiro das castanhas assadas ou cozidas. As famílias e os amigos reunidos à volta da fogueira, queimando as mãos, mas não resistindo a comê-las bem quentinhas. O barulho das nozes ou das avelãs, que partem cheirosas, nas nossa mãos, e estalam, saborosas, nas nossas bocas.

 

Gosto de começar a vestir camisolas mais grossas, casacos mais quentes e botas mais confortáveis e que abraçam os nossos pés, como se fossemos árvores que deixam cair as folhas, coloridas, suaves e plenas de vitalidade.

 

Gosto, também, do cheiro da madeira, que se acumula no Outono, nas casas das pessoas e que espera a chama luminosas das lareiras. O encanto duma lareira está associado, sem dúvida nenhuma, ao encanto do Outono.

 

 
Gostado por: Anaquegostade... às 22:24

24 de Outubro de 2010

Eugostode... Esplanadas.

 

Gosto sim, gosto de esplanadas em todos os sítios: sombrios, ensolarados, quentes, frios, com paisagens.....

Gosto principalmente de esplanadas com boa companhia, daquela companhia que nos faz esquecer o calor, não sentir o frio, nos faz ignorar a paisagem e nos permite conversar horas a fio sem sequer lembrar que algures no passado alguém inventou uma coisa chamada tempo.

 

Gosto de esplanadas calmas. Dependendo dos dias, gosto mesmo delas sem barulhos de espécie nenhuma. Há algumas que eu escolhia, normalmente, para ler livros, daqueles grandes, que se aninham no nosso regaço e nos contam histórias que nunca mais acabam.

 

Mas, há dias em que juntar todos os amigos e respectivos filhos, armar a confusão na esplanada, confundir o empregado com tantos pedidos é o melhor que há.

 

 

Gostado por: Anaquegostade... às 23:56

02 de Outubro de 2010

Eugostode... Perfumes.

 

Por acaso até gosto de perfumes, mas tenho muita dificuldade em trocar de perfume, depois de gostar muito de um.

 

Porquê?? É que, normalmente associo os perfumes às pessoas que mos ofereceram ou às pessoas com quem estava quando os usei. E isso, depois delas irem embora ou de eu as mandar ir, deixa marcas na memória.

 

Por esta razão já deixei o Anaïs Anaïs, o Chanel 5, o Diamonds....e sei lá mais o quê.

 

A minha memória para cheiros às vezes até me irrita , outras vezes delicia-me.

Irrita-me, porque os cheiros associados a coisas más e que me entristecem, deixam-me enjoada e mal disposta.

Delicia-me, porque os cheiros da minha infância e outros associados a coisa boas, enchem-me a alma e apetece-me inspirá-los até doer os pulmões!Há um cheiro que a maior parte das pessoas não gosta e eu adoro.... cheiro a ordenha de vacas. (Ok, podem rir ou torcer o nariz!) faz parte da minha infância e é uma mistura de estrume, rações, palhas e leite... É muito fixe e traz muitas memórias boas dessa altura da minha vida.

 

 

Estou numa nova fase da vida: Beauty, de Calvin Klein. E a pessoa, por quem estou apaixonada, que mo ofereceu: EU!!!

Gostado por: Anaquegostade... às 23:40

27 de Setembro de 2010

Eugostode... Colares.

 

Eu adoro colares, de todas as cores e feitios. Completam-me e, a quem me conhecer melhor, permitem saber do meu estado de espírito.

 

As cores, as formas, as combinações possíveis... são irresistíveis. Sempre que vou comprar um colar para oferecer a alguma amiga, acabo sempre por comprar um para oferecer e 2 ou 3 para uso próprio!!

 

Cá por casa já se embrulham e misturam de uma maneira às vezes bem difícil de resolver, mas a cada mês que passa lá meto mais um no aquário.

 

Aquário???? Sim aquário. Há uns tempos atrás comprei um aquário lindo , de 10 litros, para pôr peixinhos. Eles teimavam em morrer e eu fartei-me de tamanha mortandade.

 

Agora, dei uso ao aquário para guardar colares, em cima da cómoda do meu quarto. Já tenho uns 4 litros de colares!!!!!!

 

Gostado por: Anaquegostade... às 12:00

12 de Setembro de 2010

Eugostode... Voltar à escola.

 

É um nervoso miudinho fantástico. Sonho sempre que não vai correr bem, a primeira aula, mas a verdade é que a sensação é indescritível e acaba sempre por ser excelente. O nervosismo passa e rapidamente percebo que eu  gosto mesmo, mesmo de estar ali.

 

Depois há os materiais. Meus deuses.... a quantidade de materiais giros e coloridos que há por aí. Tenho sempre dificuldade em escolher os que devo comprar. Acabo sempre por exagerar e comprar canetas e cadernos que apenas se vão juntar às dúzias que já tenho por casa.

 

Há muito tempo que sou assim, se preciso de estudar uma matéria, mesmo a sério, preciso obrigatoriamente de cadernos (folhas) e canetas novas e de muitas cores. Sem isso não me consigo concentrar.

 

E os livros?? Vocês não gostam de livros novos. Do cheiro que eles têm. Do tacto que eles nos permitem sentir. Em miúda cheguei a ter pesadelos, porque supostamente os meus livros se tinham estragado irreparavelmente. Que horror!!

 

Enfim, eu gosto imenso da escola e sonho com o dia em que, lá, vamos estar no Paraíso.........

Gostado por: Anaquegostade... às 14:28

28 de Agosto de 2010

Eugostode... LER!

 

 

 

 

 

Desde sempre... Aprendi a ler nos saudosos livros da Anita (A Anita no Campo) e daí em diante passei a ler tudo o que me rodeia.

 

E quando digo "tudo" é mesmo tudo. Leio, rótulo, bulas, invólucros, legendas, anexos, revistas, jornais e livros , muitos muitos livros.

 

A maioria das vezes, ando a ler mais do que um livro de cada vez. Em cada sítio que poiso tenho um livro para ler e quando não tenho, levo-o, compro-o.

 

Também, gosto muito de ler o mesmo livro, várias vezes, em tempos diferentes. Traz sempre tantas novidades.

Nunca vou esquecer o meu primeiro romance: "As pupilas do Sr. Reitor". Era uma miúda, da primária e ler um livro daqueles, inteiro, deu-me asas para continuar a fazê-lo.

 

Gostei muito dos livros que li por obrigação, na escola e depois conheci aquela professora de Português, que ainda hoje é minha amiga e, que me fez gostar ainda mais do papel, do encanto das capas e das mensagens que elas encapam.

 

Eu adoro livros e se há sítios onde me sinto bem é em livrarias e bibliotecas.

 

 

 

Gostado por: Anaquegostade... às 17:46

22 de Agosto de 2010

Eugostode... Pessoas que não mentem.

 

 

Eu adoro o Pinóquio. E gosto dele mais ainda, porque ele mostrou merecer a confiança por não querer mentir mais.

 

E gosto de pessoas que não mentem, que não vendem a alma por uma mentira que lhes dê algo em troca.

 

Ontem dizia-me a minha tia, (que não sabe ler nem escrever) em contexto: "Eu não sou mentirosa, mas pra viver, também minto"

 

Eu ri-me e percebi o que queria dizer. Há mentiras que não doem, são analgésicas e quando as descobrimos, apetece abraçar quem nos mentiu, quem nos protegeu, mas há mentiras, que doem tanto que perdoá-las ou apenas esquecê-las é quase impossível.

 

Eu gosto quando as pessoas não me fazem perguntas que me obriguem a mentir!!!

 

Gostado por: Anaquegostade... às 22:15

18 de Agosto de 2010

Eugostode... Caminhar!!!

 

Continuo a gostar de caminhar e de olhar por onde ando.

 

Há coisas lindas por baixo dos nossos pés: calçadas (calcário, xisto e quartzito), relva verdinha, mosaicos milenares, raízes fabulosas, carris de comboios, passadeiras vermelhas .....tanta coisa linda e com histórias para contar.

 

Não gosto muito de caminhar descalça, mas isso não me impede de sentir a força, a energia o calor histórico, ambiental e social daquilo que piso quando caminho.

 

 

 

 

Gostado por: Anaquegostade... às 13:48

13 de Agosto de 2010

Eugostode... Fazer piqueniques.

 

 

Tenho boas recordações de piqueniques. Alguns, os primeiros, foram mesmo feito à porta de casa. No quintal de vizinha.

 

O gosto de preparar as comidas, as bebidas e os outros objectos (sempre imensos!!) para o piquenique é incomparável!!

 

Recordo um, fantástico, em que as vespas do local adoraram o nosso fiambre e o atacaram até não restar nenhum e nós próprios termos fugido

 

agarrados às crianças que eram pequenas demais para perceber o que ali se estava a passar.

 

Na altura não achei muita piada, mas hoje percebo que foi uma graça da mãe natureza para nos mostrar como é divertido fazer piqueniques.

 

O próximo já está marcado...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostado por: Anaquegostade... às 12:38

08 de Agosto de 2010

Eugostode... Sentir o Sol acompanhar-me na vida.

 

Gosto que ele me ilumine, que me faça ver claramente o que me rodeia, que me aqueça e me faça sentir luminosa.

 

Gosto do Sol moderadamente, porque em excesso ele é inimigo. Eu evito o Sol nos momentos em que ele é mau.

 

Eu gosto de ver a pessoas a sairem da praia às horas certas, principalmente com os filhotes ao colo. Ainda há pessoas conscientes!!!

 

 

Gostado por: Anaquegostade... às 23:17

Mais gostos sobre mim...
Pesquisar gostos...
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
30
31


Gostos arquivados...
2013:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


subscrever feeds
blogs SAPO